Design de conversão é o design totalmente focado em resultados. Como nosso foco principal é o desenvolvimento de sites usando o Web Acappella, precisamos entender e estudar técnicas de design que converte.
Um grande diferencial dos seus concorrentes é saber usar essas técnicas ao seu favor, então, para que você consiga se destacar e mostrar pro cliente que o seu serviço/preço é bom e compensa, precisa ser convincente.
Por muitos anos vendi sites sem planejamento, conhecimento de design e técnicas de conversão. Hoje entendo que mais do que fazer sites, é tornar a experiência do usuário agradável, que convença e gere vendas, esse é o fator principal de se ter um site.
Como se destacar?
Antes de mais nada, precisamos ter um bom briefing e colher o máximo de informações do cliente. Anote esses tópicos:
- Público alvo;
- Análise de concorrência;
- Pontos positivos;
- Pontos negativos;
- Diferenciais.
Só depois de entender o que o seu cliente faz e ter anotado todos esses tópicos, você deve partir para o desenho de layout.
Foque no design, ele é rei
O maior erro de trabalhar com uma ferramenta tão fácil e rápida, é acha que podemos começar um site direto nela, e esse é um passo que não podemos nos desligar. Por mais que a tecnologia nos ajuda e temos várias ferramentas de criação, o bom e velho papel não deve ser descartado.
Antes do rabisco, defina alguns pontos com o cliente:
- Quantidade de páginas
- Ele vai precisar administrar alguma área do site?
- Etc
Página inicial/home
Essa é a sua melhor página, mas não queira colocar o site todo nela, defina os pontos fortes, destaque os produtos e serviços, fale brevemente sobre a empresa ou negócio.
Uma dica importante, use “call to action”, na tradução, “chamada para a ação”, leve o seu usuário para a página de portfólio, orçamento, vídeos, promoções, brindes, loja virtual entre outros.
Exemplo de call to action:

Sobre imagens
Um ponto muito importante é saber usar as imagens certas para cada negócio, chega de usar imagens do google. Para conhecer bancos de imagens profissionais e gratuitos clique aqui.
Depois de selecionar as imagens que serão usadas no site, não esqueça de otimizá-las pois é outro fator importante, você pode acessar esse site aqui.
Sobre fontes
A melhor escolha para web sem dúvida são fontes sem serifa, veja a diferença entre elas:

Escolha no máximo duas fontes, uma para títulos e outra para conteúdos, isso demonstra organização e profissionalismo.
Sobre cores
Uma boa dica é usar as cores do logo do cliente, assim, você faz um casamento perfeito de identidade visual. Evite usar degradê de forma exagerada, e se usar, baseie-se pelo site UiGradients.
Espero que este post tenha te ajudado.
Até.